domingo, 28 de setembro de 2008

Razão, vamos usá-la!

Estamos dispostos à argumentação sobre tudo o que acontece ao nosso redor. Foi dessa forma que a filosofia começou a ser explorada, com questionamentos ao existir do homem, da natureza e dos acontecimentos. Explorar esses argumentos fazem-nos abrir os nossos pensamentos, com a implementação de novos conhecimentos, que nos tornam pessoas mais coerentes ao que falamos. Para defendermos uma idéia temos que, antes de tudo, buscar argumentos consistentes que possam nos enriquecer de informações. Quando uma pessoa se interessa por algo, seja ele o mínimo possível, como ver o por quê de hoje olhar pela janela e não ver o sol, ela busca se dedicar ao máximo à seu questionamento fazendo crescê-los cada vez mais e é certo de que esse crescimento (intelectual e pessoal) tente apenas a aumentar, ele jamais se regredirá.

Alguns filósofos acreditam que a explicação para todos os nossos argumentos tem que ser baseada na razão humana. Impreterivelmente, cada ser possui sua própria razão e modo de pensar. Muitas vezes essa razão é unidimensional. Não é atoa que Sócrates dizia quem "que tofos têm razão, ninguém tem razão". A razão pode conhecer e tentar explicar a si mesma. Razão explica o por que de usarmos a razão.

Saber usar a próporia razão no cotidiano, na comunicação pessoal com o próximo é, de certa forma, muito difícil. Cada ser tem usa opinião, e se sua razão é concreta e não se abre para novos rumos, suas idéias tendem a ficar na mesmice, e discussões sem necessidade podem ocorrer.

0 Comentários:

AddThis

Share |