segunda-feira, 20 de abril de 2009

Indivíduo versus Sociedade

Cada ser humano presente nessa grande bola denominada Terra, ao longo dos anos, após a sua luz, se vê inserido cada vez mais na sociedade. Ninguém é igual a ninguém. Cada indivíduo, cada ser, é inseparável. Responde pela sua própria caminhada. Ter a consciência de seus atos é primordial.

Se fosse fácil escolher viver sem nenhuma relação com o próximo, seria mais fácil a escolha de decisões na vida. Entretanto, somos todos inseridos em um contexto cultural, econômico e político, não abrindo chances de escapar disso. Este contexto que representa a sociedade. Nem tudo, mas grande parte de nossos atos, são refletidos na sociedade. Para ter uma consciência tranqüila perante os atos praticados hoje, basta pensar em suas conseqüências no amanhã.

O homem hoje, pensa muito em si mesmo. A sociedade consumista gira em torno das camadas mais altas da sociedade. O capitalismo se por um lado, possibilitou as transformações tecnico-científicas, de outro impediu que o homem compartilhasse com o próximo suas idéias e sentimentos. Tudo está mecanizado, pronto a ser utilizado e prático. Não temos trabalho para conseguir algo, a tecnologia está em alcance de todos. Basta cada ser saber utilizá-la de uma forma que possa proporcionar um benefício. Crimes cybernéticos, roubos de bancos, calúnias, difamações e injúrias, estão presentes na internet, meio que possui tantas coisas boas e ainda há aqueles que perdem seu tempo tentando fazer com que o próximo seja prejudicado. Isso não é pensar no próximo, nem em si mesmo.

Se para Karl Marx, a realidade concreta deveria ser o ponto de partida para um pensamento sobre a realidade mundial e o homem é capaz de pensar para entender seus próprios mistérios e a transformar a sociedade com eles, para Max Weber a realidade concreta proporciona a cada indivíduo uma individualidade de pensamento, este pensamento que se torna a partir do inconsciente e a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto de suas ações individuais, para Émile Durkheim os fenômenos não são limitados a uma ser, os fatos sociais têm uma importância mais relevate, comparando-se com a questão da individualização, a solidariedade entre os membros, a compaixão deve ser praticada.

O normal de cada indivíduo é pensar em si próprio, mas quando pensa no próximo, dedica suas ações de forma benéfica, podendo em seu íntimo-pessoal satisfazer-se de convicções que uma individualidade não o traria.Essa coletividade de ações proporciona uma mudança na sociedade. A sociedade em troca, também pode trazer uma mudança da individualidade de cada um. Desta forma, o homem é capaz de pensar em suas próprias ações e querer transformá-las, a todo o momento.

Estudam-se muito alguns pensadores. Em controvérsia, muitos que se distanciam de nós, pela época que viveram, mas que suas idéias são primordiais para nos ajudar na reflexão do pensamento. Não falando em alienação, e sim em outros pontos de vista que fazem do ser de hoje construir suas idéias próprias.

O caminho a seguir não é oferecido a ninguém, como aquela "formulazinha" de física para um cálculo comum, mas sim cada indivíduo é induzido pelo ideal de segundos, a trilhar o seu próprio caminho.

4 Comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente hoje em dia "o homem" está cada vez mais a tornar-se individualista.

Anônimo disse...

Cara, esse seu post é muito bom. Eu tô a uma semana procurando textos sobre individuo X sociedade e hoje finalmente achei! Muito obrigado , amei o texto!

Anônimo disse...

Cara, esse seu post é muito bom. Eu tô a uma semana procurando textos sobre individuo X sociedade e hoje finalmente achei! Muito obrigado , amei o texto!

Anônimo disse...

After getting more than 10000 visitors/day to my website I thought your thiagoalmeidamarques.blogspot.com website also need unstoppable flow of traffic...

Use this BRAND NEW software and get all the traffic for your website you will ever need ...

= = > > http://get-massive-autopilot-traffic.com

In testing phase it generated 867,981 visitors and $540,340.

Then another $86,299.13 in 90 days to be exact. That's $958.88 a
day!!

And all it took was 10 minutes to set up and run.

But how does it work??

You just configure the system, click the mouse button a few
times, activate the software, copy and paste a few links and
you're done!!

Click the link BELOW as you're about to witness a software that
could be a MAJOR turning point to your success.

= = > > http://get-massive-autopilot-traffic.com

AddThis

Share |