segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Amanhã com aquela estação

O mundo está rodeado por riquezas culturais, artísticas, étnicas e naturais, esta última que vem alertando a humanidade nos últimos anos. A abundância de riquezas faz o "bicho-homem" pensar que pode utilizar os recursos cedidos gratuitamente para o seu bem-estar e progressão. As consequências do mal uso dos recursos naturais são graves, desequilíbrio do ecossistema, animais extintos como o sapo-dourado-panamenho, que foi eliminado por um fungo que se disseminou devido ao aquecimento global. As emissões de CO2 na atmosfera aumentaram, indústrias poluidoras aparecem em qualquer terreno vago, um empresário pensa em ganhar, gerar lucros, ajudar na economia mundial. Mas como ajudar na economia prejudicando a biodiversidade? De um lado ganhos, de outro, perdas. Essas perdas que suprimam tudo o que se ganhou. É certo que o homem necessita do meio ambiente para sobreviver no trabalho, mas ele se esquece que também faz parte desse meio ambiente, e que só é possível se manter devido a ela, de onde vem o oxigênio que você respira? Nossas árvores estão dando lugar a erosões, solos poluídos e pobres, como aqueles encontrados no deserto. desperdício de água nas metrópoles, falta de água no nordeste. Seca e fome, enchentes no Rio Grande do Sul, chuvas que deixam o trânsito caótico, calor infernal. Essa é a bagunça que se tornou as estações do ano. Antes, sabíamos quando estávamos na primavera, olhando para os jardins, no outono com as folhas marrons e vermelhas caídas e árvores peladas, agora: você sabe me dizer em qual estação estamos? As estações mudam a cada dia, você tem algum palpite de qual será a estação do dia de amanhã?

Mais informações sobre os problemas mais encontrados no mundo, segundo a revista Veja*:

  • Cada habitante do planeta Terra utiliza 2,7 hectare do planeta por ano.
  • Cada brasileiro utiliza 2,4 hectares do Brasil;
  • Apenas nos Estados Unidos, cada um utiliza 9,4 hectare do país, por ano;
  • Metade dos rios do mundo está contaminada por esgoto, agrotóxicos e lixo industrial.
  • Se todos os habitantes do planeta tivessem o mesmo padrão de vida dos americanos, seriam necessários quatro Terras e meia para suprir suas necessidades.

*Editora ABRIL, Revista Veja, edição 2085 - ano 41 - nº 44, 5 de Setembro de 2008.

Semana corrida, início das aulas e do curso técnico, dedicação ao vestibular 2010. Estudos dobrados, atenção aos parâmetros mundiais. Sem esquecer de produzir, é claro. Conteúdos aqui abordados agora se diversificarão. Mudar ás vezes é preciso! Grande abraço! T.A.M.M.

10 Comentários:

Unknown disse...

Onde isso vai parar? Acho que não quero está lá quando acontecer...






www.dacordasuapaz.blogspot.com

Rebeca . disse...

gostei do texto!
e do blogg tbm.

realmente,hoje nao se dá mais pra saber em qual estaçao estamos,devidos a tantos erros cometidos com a natureza.
sucesso pra ti!

Anônimo disse...

Sensacional, temos que ver HOJE, porque o que foi debatido a um tempo atrás, esta acontecendo hoje,
já não temos tempo para esperar..

parabens pelo texto
me lembra LFV

http://magramatica.wordpress.com/

abracos !!!

Dedê disse...

É o meio ambiente está sendo aboslutamente devastado, e são poucas as pessoas que percebem que minimas ãções fazem uma maxima diferença, quando em conjunto.

Gostei do blog ;D

Dedê disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
KGeo disse...

gostei do texto

Unknown disse...

Ótima postagem. Acredito que pra reverter qualquer problema, temos que começar entendendo ele, depois traçando estratégias, e depois efetivamente sanando o problema. Atitudes como a sua, de publicar isso numa postagem, fazem com que a primeira etapa seja cumprida mais rapidamente possivel, e assim, as outras também.

Otimo blog e ótima iniciativa!

http://toscoebizarro.blogspot.com/

carlos disse...

muito boa postagem
parabens

da uma passada la no comunicativa jovem pra gentetrocar ums coment
abrass

http://comunijovem.blogspot.com/

Renato Ziggy disse...

Boa sua reflexão aqui tb, Thiago! Gostei da versatilidade do seu blog quanto aos temas, assim como curti tb o tom crítico e reflexivo das suas palavras. Isso que faz toda a diferença. Abraço!

Dani disse...

tava passeando em alguns blogs,e vim dar uma conferida no seu.
Mto legal...

quando quiser tambem,sinta se em casa:
http://nadadelicada.blogspot.com

AddThis

Share |